CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Como a tecnologia pode impactar na redução dos custos logísticos

08/08/2022 16:21:49

A tecnologia é imprescindível para a execução de operações mais inteligentes e assertivas, ao mesmo tempo que melhora o fluxo e impacta na redução dos custos

Investir em tecnologia não é mais um fator de diferenciação, é uma questão de sobrevivência em um mercado tão competitivo. As ferramentas alinham os processos e tornam as operações mais ágeis e assertivas, ao mesmo tempo que ajuda a combater o desperdício de tempo durante a troca de informações.

Com os processos padronizados as operações são simplificadas, uma vez que elimina os gargalos e traz mais eficiência às tarefas.

As tecnologias reduzem os desperdícios, os excessos e o ciclo da entrega da carga, bem como as paradas durante a operação.

A AGEX Transportes Urgentes, empresa do setor que investe constantemente na otimização dos seus serviços com tecnologias de ponta para que as operações aconteçam com eficiência, preparou esse artigo que trata da importância destas ferramentas para a otimização dos processos com redução dos custos. Confira:

A importância de reconhecer e reduzir os custos na logística 

Reduzir os custos é fundamental para as empresas, principalmente do setor logístico, que movimenta muitos recursos.

Estima-se que as indústrias no Brasil gastam, por ano, mais de R$ 342 bilhões com logística e transportes. Isso porque os custos logísticos vão muito além do valor do frete e abrange outros gastos, como as taxas e contratação de ferramentas e fornecedores.

Com a redução dos custos operacionais em logística, conquistada por uma boa gestão desses custos, é possível melhorar a precificação dos serviços e negociar preços mais atraentes com os clientes. Reduzindo os custos se amplia o poder de negociação, e sem impactar na lucratividade da empresa.

Fato é que atingir uma boa gestão de custos logísticos pode significar se destacar no mercado e conquistar mais clientes ou não ter controle dos gastos e acumular prejuízos.

Reconhecer os principais custos logísticos é importantíssimo para uma gestão eficiente. Eles podem ser variáveis e fixos, e estão nas atividades de armazenagem (como aluguel do galpão, materiais como paletes, outros equipamentos e custos de mão de obra), onde a gestão de estoque pode impactar nas contas da empresa; no transporte que também impacta na gestão dos custos, uma vez que combustível, gestão de frota, aquisição de veículos e depreciação são fatores que precisam ser considerados; nas embalagens utilizadas para garantir as mercadorias transportadas, que podem gerar gastos relevantes para a empresa; e na tributação, que é uma fonte permanente de gastos.

A redução dos custos na logística implica em planejamento, controle e investimentos em tecnologia

Reduzir os custos não é uma tarefa fácil, além de identificá-los é preciso adotar estratégias específicas e fundamentais para essa missão, e dentre as principais, destacamos o planejamento, primeiro passo e essencial para avaliar de onde vem as despesas e identificar oportunidades para reduzi-las, contando com o esforço da equipe; o mapeamento dos processos, que auxilia no controle e na padronização, para que todos entendam os processos, além de ajudar o gestor a reorganizar o fluxo das atividades de maneira que sejam evitados os gastos desnecessários.

A tecnologia é peça-chave para conquistar a redução dos custos, aumentar a lucratividade e presença no mercado. Com ela, as operações ficam mais estruturadas. Contudo, essa redução tem que assegurar a qualidade da operação, pois não adianta economizar recursos e perder a excelência e, nesse sentido, as soluções tecnológicas são grandes aliadas.

Automatizar alguns processos evita que ocorram erros, como em atividades mais repetitivas sendo efetuadas por máquinas ou softwares de maneira mais rápida e sem retrabalho.

Os softwares de gestão são ferramentas que auxiliam todo o processo logístico e impactam no aumento da produtividade e da eficiência. Além de gerenciar todas as etapas, propiciam um maior controle dos processos.

As ferramentas tecnológicas são responsáveis por reduzir custos, promover diversas melhorias. Ajudam a simplificar os processos, pois com uma estruturação e padronização é possível ter total controle dos processos, o que resulta em maior eficiência. Até mesmo a tomada de decisões pode se tornar mais simples. Também facilitam a inserção da empresa na Logística 4.0, um novo nível de estruturação que por meio de novas e revolucionárias tecnologias permitem que as operações logísticas se utilizem de novos métodos e abordagens.

Portanto, as tecnologias, como vimos, é de fundamental importância para conquistar a redução dos custos logísticos, fomentando uma maior previsibilidade operacional e comercial, uma roteirização de entrega eficiente, a localização do transporte em tempo real, um inteligente controle de estoque, entre outros. 

A AGEX Transportes Urgentes, além de transportar mercadorias com qualidade, rentabilidade, segurança e bem-estar social, investe na atualização constante de seus procedimentos e em novas tecnologias, para seus serviços, promovendo com inteligência operacional, a redução dos custos logísticos.

Sabemos que o ponto forte das tecnologias em logística atuais é o grande volume de dados com o qual ela trabalha, gerando informações mais rápidas e confiáveis que favorecem a segurança na hora de tomar decisões. Além de aumentarem a agilidade nos processos e nas entregas

Top