CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Entenda o que é e como funciona o transporte de cargas fracionadas

24/10/2022 08:48:29

De modo geral, todas as empresas, independentemente do seu porte, requerem um planejamento logístico. Pois, é a partir disso, que se otimiza a expedição das mercadorias e ao mesmo tempo, propiciam a redução de custos operacionais.

Neste contexto, é comum que sejam desenvolvidas estratégias logísticas, sobretudo, para conhecer melhor as diversas possibilidades de modais de transporte, com a intenção de definir a mais adequada às necessidades do negócio.

Posto isso, dentre essas modalidades de transporte temos, por exemplo, o de cargas fracionadas. O qual funciona por meio do compartilhamento dos veículos para realização das entregas de vários clientes, desde que seja utilizado o mesmo contrato. Além disso, ele é ideal para o envio de pequenas remessas, ou seja, que não ocupa todo espaço do veículo.

Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é e como funciona o transporte de cargas fracionadas. Confira!

 

Afinal, o que é carga fracionada?

O conceito de transporte de cargas fracionada, refere-se às atividades de entregas de mercadorias em pequenas quantidades e que não ocupam todo o espaço do veículo.

Desta forma, essa modalidade tem o intuito de atender as necessidades de pequenas e médias empresas, em alguns casos, até mesmo de grandes empresas que não possuem quantidade suficiente para ocupar o espaço total de um caminhão.

Só para exemplificar, imagine a seguinte situação: um serviço de transporte de cargas contratado, tem como origem o estado de São Paulo e destino a Bahia, com mercadorias que ocupam apenas 30% do caminhão. Sem o compartilhamento deste veículo com outros clientes, certamente resultaria em desperdícios de dinheiro e espaço. Por isso, a prática de divisão deste tipo de logística entre clientes, é um ótimo custo benefício. Lembrando, é importante que os produtos em questão sejam de categorias similares.

Logo, essa é uma importante estratégia logística, visando a melhor organização desse tipo de demanda, além de ocasionar na diminuição de custos.

 

Como funciona o processo do transporte de cargas fracionadas?

Primeiramente, no processo do transporte de cargas é crucial o agrupamento de várias remessas com as mesmas características e no mesmo veículo.

Em razão disso, é necessário avaliar a combinação de peso e de volume de cada mercadoria, para analisar as suas dimensões e como acomodá-las no veículo corretamente. Isso porque, alguns itens ocupam bastante espaço, mas apresentam peso abaixo da capacidade do veículo, enquanto outros, são pequenos e pesados.

Sendo assim, a modalidade fracionada realiza coletas em diferentes pontos, por meio de veículos menores, muitas das vezes em cidades distintas e, depois estes são reunidos em um único centro de distribuição. Desse modo, as transportadoras se organizam da melhor forma possível, a fim de realizar as coletas em tempo hábil e, em seguida, efetuam as entregas em várias localidades do país.

 

Soluções logísticas para o transporte de cargas fracioandas

Neste tipo de operação é recomendado dispor de soluções como:

Armazenagem: Para empresas que demandam de espaços para alocação das mercadorias.

Centro de distribuição: Neste caso, é relevante que disponham de metodologias como o cross docking, picking e packing, paletização, etiquetagem, inventários, unitização e outros.

Gestão de estoque: Com enfoque na redução de estoques e ao mesmo tempo visando a minimização de custos.

Projetos logísticos: Que tenham como finalidade a otimização dos processos e ainda, proporcione o aumento na eficiência operacional e melhorias no atendimento ao cliente.

 

Benefícios da modalidade fracionada

Entre os principais benefícios da modalidade fracionada para as empresas, estão a competitividade e a economia. Dado que, os clientes pagam somente pelo espaço ocupado por cada remessa, o que consequentemente gera redução de custos. Sem contar que a consolidação de diversas cargas no mesmo baú, promove o uso útil do espaço disponível do caminhão de maneira eficiente.

Além do mais, como são transportados apenas produtos similares, permite maior proteção contra os riscos de avarias, extravios, acidentes ou contaminações, como por exemplo, nos casos de produtos alimentícios.

Vale ressaltar ainda, a otimização de estoques, pois com envio constante de itens ocorre uma redução considerável na manutenção de grandes quantidades de estoques. Além disso, aumenta a frequência na reposição de mercadorias e assim, evitam que as mesmas fiquem paradas.

Para finalizar sobre as vantagens deste transporte, as mercadorias são transportadas com maior frequência e agilidade. Em virtude que, não é necessário esperar por uma enorme quantidade de produtos que possam preencher a totalidade do veículo, sendo possível realizá-los com produtos em parcelas menores e custos reduzidos.

 

Como a operação de carga fracionada ajuda na logística da sua empresa?

Além de adquirir os benefícios já mencionados, a operação de carga fracionada é fundamental para a logística de empresas de pequeno e médio porte, para garantir que suas mercadorias sejam organizadas e controladas devidamente. São oferecidas orientações relacionadas sobre otimização do fluxo logístico e suporte de informações realizadas por meio de relatórios gerenciais.

Outra questão importante, é que assegura um estoque mais compacto, o qual permite delimitar os espaços de armazenagem para cargas maiores. E ainda, facilita a localização e catalogação dos produtos.

Por essa razão, a modalidade de cargas fracionadas, possibilita que a empresa alinhe os serviços de transporte, do mesmo modo a suprir as demandas das empresas e clientes. Por consequência, beneficia todos os envolvidos no processo, tornando os negócios mais rentáveis.

Diante disso, percebe-se que o transporte de cargas fracionadas é uma importante modalidade logística que traz múltiplos benefícios a determinados negócios. Em suma, este processo garante a continuidade do fluxo da cadeia logística, entregas rápidas e eficientes, para qualquer segmento que atue com pequenas remessas.

Top