CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Campanha maio amarelo: Entenda a importância e quais os benefícios desta campanha

25/05/2023 17:16:58

O movimento conhecido como maio amarelo, refere-se ao mês mundial de conscientização sobre a segurança no trânsito. O qual surgiu com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o grande número de mortes e feridos em acidentes de trânsito ao redor do mundo. Neste sentido, seu foco é criar ações coordenadas entre o poder público e privado, onde são tratados assuntos relacionados à segurança viária e ao mesmo tempo busca mobilizar a sociedade como um todo.

Essa campanha é de suma importância, pois tem como intuito alertar a população sobre os perigos da condução perigosa e incentivar práticas de segurança tanto para motoristas, quanto para passageiros e pedestres. O mesmo vale para as transportadoras, que podem aproveitar o mês para realizar ações que visem conscientizar sua equipe sobre o tema.

Posto isso, para que possamos entender mais sobre este assunto, a seguir, confira a importância e os benefícios da Campanha Maio Amarelo.

 

O que é o Maio Amarelo?

A Campanha Maio Amarelo surgiu no ano de 2011, a partir de uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou a década de ação para segurança no trânsito. E a definição da cor amarela é uma referência ao alerta do semáforo, que significa atenção.

Sendo assim, esta é uma campanha mundial e abrange diversos segmentos da sociedade, com a finalidade de colocar em discussão os perigos do trânsito. Apesar do mês temático viabilizar essa conscientização, é fundamental que este assunto seja priorizado durante todo o ano.

Ademais, por conta dessa campanha, desde então, a segurança disparou como prioridade para os gestores de frota, que entendem a importância de medidas preventivas e da condução segura.

 

Afinal, qual o objetivo desta campanha?

Conforme mencionado, o Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar sobre a importância da segurança no trânsito e, assim, diminuir o número de acidentes e consequentemente aumentar o engajamento da população a respeito das leis.

Por esse motivo, é tão importante a conscientização e diminuição dos acidentes de trânsito, uma vez que aumenta a segurança e evita perdas humanas.

Além disso, as ações pretendem engajar as empresas e reconhecer a responsabilidade social para gerar um trânsito mais seguro, e dá apoio a organização social de interesse público no desenvolvimento de estudos, pesquisas, dados e informações sobre o tema.

 

Qual a importância de aderir ao Maio Amarelo?

Essa é uma campanha direcionada para todos os públicos. No entanto, empresas como transportadoras que realizam deslocamento de mercadorias diversas diariamente, têm maior responsabilidade na Campanha do Maio Amarelo. Isso porque, acidentes de trânsito devido a deslocamento em horários de trabalho, são considerados acidentes de trabalho. Por isso, deve-se proteger a vida e a integridade física e mental dos colaboradores, ainda mais que essas são questões consideradas de responsabilidade da empresa.

Além do mais, a partir da adesão dessa campanha, aumenta a visibilidade sobre este tema, colabora diretamente com o funcionamento da organização, onde garante-se também melhorias na qualidade de vida da comunidade geral.

Outras questões consideráveis, são os impactos positivos no setor financeiro. Em virtude que, evitam-se gastos com reposição de frotas ou conserto de carros danificados em acidentes. E ainda também, assegura  melhorias na reputação da empresa por meio da responsabilidade social e comprometimento com a vida humana.

 

Benefícios da Campanha do Maio Amarelo

Certamente as ações desenvolvidas na Campanha Maio Amarelo geram benefícios relevantes, principalmente para as transportadoras que as aplicam na rotina de suas frotas. Dessa forma, entre os principais benefícios podemos destacar:

Trajeto seguro - Com a devida orientação sobre a segurança necessária durante as viagens, geralmente também busca-se trajetos mais seguros para seus deslocamentos, evitando assim, possíveis adversidades.

Direção segura - Um dos principais intuitos dessa campanha é alterar o modo como os motoristas conduzem seus veículos. Neste sentido, salienta a importância da direção segura e proporciona maior adoção de medidas de direção defensiva, por conseguinte, reduz a ocorrência de acidentes.

Segurança dentro e fora da empresa - este assunto deve ser difundido nas empresas em geral, como também, em lugares como as escolas e, sobretudo nas ruas, onde é primordial a implementação de temas como estes.

Portanto, percebe-se que a Campanha Maio Amarelo é uma importante maneira de aumentar a conscientização e consequentemente, a segurança no trânsito, reduzindo a possibilidade de acidentes.

 

Top