CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Fique por dentro: Veja a diferença entre os transporte de cargas dedicado e de lotação

29/06/2023 15:21:13

No transporte de cargas existem modalidades de entrega desenvolvidas com o objetivo de atender diferentes tipos de demandas dos clientes. Desse modo, entre essas modalidades estão o transporte de cargas dedicado e o de lotação, duas opções de serviços logísticos importantes que têm em comum a busca por maior eficiência em determinados tipos de operações.

Contudo, há diferenças na forma de prestação de serviço, a carga de lotação, por exemplo, é geralmente utilizada quando as mercadorias de um único embarcador ocupam o espaço completo do veículo. Já com relação a carga dedicada, é aquela quando o cliente exige entrega exclusiva da carga, isso independente do espaço disponível.

A partir disso, é necessário que os gestores analisem as características de cada modalidade e leve em consideração as necessidades da sua empresa, para que consiga chegar à definição de qual é o melhor tipo de frete.

Neste contexto, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a diferença entre os transporte de cargas dedicado e de lotação. Confira e fique por dentro!

 

O que é o transporte de cargas dedicado?

O transporte de cargas dedicado, refere-se ao tipo de frete em que o operador logístico direciona um veículo para uso exclusivo daquele cliente. Logo, um ou mais caminhões são reservados exclusivamente para uso dessa empresa.

Desse modo, não há de modo algum o compartilhamento do veículo com outras empresas, nem no interior do veículo durante a rota de entrega e nem outro tipo de uso quando retorna. Essa é uma prática comum em empresas que distribuem ou fabricam materiais com necessidades específicas como materiais perigosos, alimentos, peças de grande volume e peso, entre outros.

Além do mais, por causa da exclusividade é possível customizar a carroceria com o logotipo ou produtos específicos.

 

Benefícios

Entre alguns dos principais benefícios da carga dedicado, podemos citar:

Veículo exclusivo: Alguns produtos carecem de manuseio mais rígido e um controle de higiene, como é o caso de frutas, por exemplo. Sendo assim, esse tipo de item não pode compartilhar o espaço do caminhão com outros.

Atendimento às demandas mais adequadas: Geralmente as cargas possuem características diferentes e necessidades específicas. Devido a isso, a carga dedicada atua respeitando essas características, principalmente com intuito de evitar danos.

Possibilidade de divulgação da marca e produto: A maioria dos contratos das transportadoras possibilitam a personalização da carroceria, com a marca da empresa ou de algum produto, o que auxilia na divulgação, atraindo mais clientes e melhorando os resultados.

Precisão nas entregas: Os operadores logísticos normalmente permitem a realização da gestão de entregas em tempo real, o que gera maior segurança nas entregas e propicia melhor planejamento logístico.

 

O que é carga de lotação?

A carga de lotação, também conhecida como carga fechada, é basicamente quando o caminhão é carregado com mercadorias solicitadas por um único cliente, ou seja, sem compartilhamento com itens de outras empresas durante o trajeto.

Em função disso, não há entregas pelo caminho, o que significa que as mercadorias saem da fábrica direto para o armazém.

Além disso, esse tipo de frete é bastante utilizado pelas empresas quando existe a necessidade de urgência no envio, ou ainda, quando possuem volume suficiente para ocupar todo veículo.

 

Benefícios

Nessa modalidade de transporte há benefícios consideráveis, tais como:

Praticidade na negociação: Como o veículo será ocupado por mercadorias de um único cliente, a negociação com a transportadora costuma ter maior praticidade.

Redução de extravios: Devido a existência de apenas um destino final, reduz consideravelmente o risco de extravios.

Menor risco de avarias: De modo geral, como não há paradas intermediárias e as rotas são mais curtas, diminui as chances de avarias nos produtos transportados.

Custo baixo: Nesse tipo de modalidade, os embarcadores gastam menos, visto que possuem menos cobrança de taxas.

 

Afinal, qual é a diferença entre a carga dedicada e a de lotação?

Primordialmente, percebe-se que existem algumas semelhanças entre as duas modalidades, como a ocupação total do veículo por mercadorias de apenas um único cliente durante todo trajeto de entrega.

Entretanto, a diferença entre eles está na forma que usam o veículo. Na carga de lotação, após a viagem o veículo é usado para realizar fretes de outros clientes, enquanto na carga dedicada, o veículo não tem outro uso, uma vez que é exclusivo do cliente que o contratou.

 

Quando optar pelo transporte dedicado ou de lotação?

O transporte dedicado é a melhor opção quando:

  • A carga tem necessidade específica e não pode ser transportada em veículos que distribuem outras mercadorias;
  • A carga pode contaminar outros itens;
  • Existe a necessidade de veículo com configuração especial;
  • A empresa deseja uma frota personalizada e de uso exclusivo, sobretudo com fins de divulgação da marca.

O transporte de lotação é a melhor opção quando:

  • A entrega requer realização em um prazo curto;
  • O volume da carga é suficiente para ocupar todo o veículo;
  • Os produtos transportados são frágeis, mas não envolve contaminação, e o excesso de parada de outros fretes aumentam o risco de avarias;
  • São mercadorias de alto valor agregado e exigem rotas sem paradas para aumentar a segurança da operação.

Portanto, entende-se que a contratação dessas modalidades depende da necessidade das empresas, visando os fretes que sejam mais convenientes, ao mesmo tempo que otimizam os custos e aumentam a eficiência.

Top