CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Rastreamento de cargas: como funciona e seus principais benefícios

24/08/2023 10:57:10

Quando uma entrega é solicitada todos os envolvidos neste processo ficam na expectativa de que tudo ocorra perfeitamente, sem que ocorra maiores problemas. No entanto, para garantir isso, é necessário a adoção de algumas medidas como o planejamento de rotas e o gerenciamento de risco, sendo esses principais fatores no que concerne à prevenção de risco e falhas.
Neste contexto, existem outras medidas que podem ser tomadas como o rastreamento de cargas, processo que envolve o monitoramento e acompanhamento das mercadorias em trânsito. Geralmente, este acompanhamento é feito desde o momento em que as mercadorias são enviadas pelo remetente e segue até a sua entrega ao destinatário final.
Dessa forma, o rastreamento é considerado fundamental para as atividades das operações logísticas, permitindo que o transporte de mercadorias seja realizado com maior eficiência, pois oferece visibilidade em tempo real sobre a localização e o status das cargas.
Diante disso, para que possamos compreender melhor sobre o assunto, a seguir, explicaremos como o rastreamento de cargas, como funciona e quais são seus principais benefícios. Confira:

Como funciona o rastreamento de cargas?
O rastreamento de cargas é um recurso tecnológico que geralmente utiliza sistemas como GPS, RFID (Identificação por Radiofrequência), sensores e sistemas de comunicação para monitorar a localização das mercadorias, os quais têm como objetivo coletar informações sobre seu status para que possam ser repassados aos clientes. 
Sendo assim, a partir desse tipo de sistema, as cargas que saem para entrega são equipadas com o rastreamento, além da possibilidade de usarem outros dispositivos como sensores de temperatura e umidade, por exemplo, garantindo que o processo seja realizado com maior eficiência.
Dessa maneira, os dispositivos de rastreamento transmitem informações e dados em tempo real por meio de redes de comunicação, tais como redes celulares, satélites ou redes de internet.
Vale ressaltar que as informações coletadas por meio do dispositivo de rastreamento, são enviadas para plataformas de software especializadas, onde podem ser visualizadas e gerenciadas.
Logo, as empresas e clientes podem acessar as plataformas de rastreamento e então, acompanhar a localização da carga, além de obter suas atualizações referente aos status, bem como desvios, possibilidades de atrasos e o recebimento de notificações sobre eventos importantes.

Principais benefícios do rastreamento de cargas
Sistemas como o rastreamento de cargas resultam em benefícios consideráveis para as operações logísticas, tais como:


Visibilidade em Tempo Real: O rastreamento oferece visibilidade da operação em tempo real. Isso porque, fornece informações sobre a localização e o status das cargas, permitindo que empresas e clientes monitorem o progresso do transporte, durante todo processo.

Gerenciamento de Riscos: A partir das informações detalhadas sobre as condições das cargas, é possível tomar medidas para evitar danos, perdas e roubos. 

Otimização do processo logístico: Ao acompanhar as cargas, as empresas podem identificar padrões, como atrasos recorrentes e gargalos na cadeia de suprimentos, proporcionando assim, a otimização dos processos.

Melhoria no Atendimento ao Cliente: Por conta das empresas fornecerem informações precisas aos clientes relacionadas ao status de suas encomendas, isso melhora significativamente a experiência do cliente e a sua satisfação.

Previsão de Entrega: Com base nas informações de rastreamento, as empresas podem disponibilizar estimativas de entrega mais precisas, o que é especialmente crucial para encomendas consideradas sensíveis e que exigem entregas mais rápidas.

Tomada de Decisão Assertiva: Dados de rastreamento podem auxiliar as empresas nas tomadas de decisões mais assertivas sobre as rotas, modalidades de transporte e outros ajustes necessários no planejamento logístico.

Segurança: Com esse dispositivo é possível prevenir roubos e furtos, uma vez que as autoridades podem ser acionadas rapidamente em caso de atividades suspeitas.

Cumprimento das regulamentações: Em algumas indústrias, como alimentos e produtos farmacêuticos, por exemplo, o rastreamento é imprescindível para cumprir as regulamentações relacionadas à segurança e qualidade.
Portanto, o rastreamento de cargas desempenha um papel fundamental na cadeia de suprimentos, proporcionando maior visibilidade, eficiência e segurança para operações logísticas. Dado isso, nota-se que a tecnologia continua evoluindo, gerando melhorias constantes para essas operações, as quais são importantes para diversos setores.
A Agex Transportes Urgentes disponibiliza o rastreamento de encomendas em todas as operações.

Top