CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Saiba mais: o que é cubagem e como influencia no cálculo do frete?

29/09/2023 15:36:56

A cubagem trata-se de um conceito importante do transporte de carga e da logística, o qual se refere ao cálculo do espaço ocupado por uma mercadoria em um veículo de transporte, como por exemplo, um caminhão, contêiner ou compartimento de carga de um avião. Sendo assim, a cubagem é uma medida crucial para determinar o custo do frete e bem como otimizar o uso do espaço disponível no transporte de mercadorias.
Dessa forma, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é cubagem e como influencia no cálculo do frete. Confira:

O que é cubagem?
Primeiramente, a cubagem é geralmente calculada com base em três dimensões principais da carga:
*    Comprimento (L): A distância da frente para a parte de trás da mercadoria.
*    Largura (W): A distância de um lado ao outro da mercadoria.
*    Altura (H): A distância de cima para baixo da mercadoria.
Neste contexto, o cálculo da cubagem é feito por meio da multiplicação dessas três dimensões (L x W x H) para obter o volume da carga. Contudo, vale ressaltar a importância de observar que a cubagem pode ser expressa em diferentes unidades de medida, como metros cúbicos (m³) ou pés cúbicos (pés³), dependendo da convenção usada na empresa ou no país.

E como ela influencia no cálculo do frete?
A influência da cubagem no cálculo do frete é significativa, pois os transportadores costumam cobrar com base no espaço ocupado pela carga, além do seu peso. Isso ocorre porque, em um veículo de transporte, o espaço disponível é limitado, e a capacidade de carga é tanto física quanto de peso. Por esse motivo, a cubagem é um aspecto que auxilia na determinação do volume efetivamente utilizado pela carga, o que pode ser diferente do seu peso bruto.
Em função disso, para calcular o frete, os transportadores podem fazer uso de dois tipos de informações: peso bruto e cubagem. Assim, o valor que resultar em um custo de frete mais alto, este prevalecerá. Isso significa que, se uma carga for leve em peso, mas ocupa muito espaço (alta cubagem), o frete será calculado com base na cubagem para refletir o espaço real que ela ocupa dentro do veículo de transporte.
Logo, entende-se que esta abordagem visa incentivar a otimização do uso do espaço e evitar que cargas leves ocupem um espaço valioso em um veículo, prejudicando a eficiência do transporte e a lucratividade dos transportadores.
Portanto, ao enviar mercadorias, é fundamental levar em consideração não apenas o peso, mas também a cubagem, uma vez que isso afetará diretamente o custo do frete e a eficiência do transporte. Além do mais, para obter cálculos de frete precisos, é aconselhável consultar a transportadora ou operador logístico responsável pelo transporte e conhecer suas políticas e tarifas específicas relacionadas à cubagem.

Top