CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Confira a importância da certificação da Anvisa no transporte de cargas

06/11/2023 14:51:32

A obtenção da certificação da Anvisa para transportadoras é obrigatória, principalmente aquelas que atuam com a distribuição de produtos como medicamentos, farmacêuticos, cosméticos, limpeza, entre outros. Sendo assim, todo e qualquer produto destes segmentos requer medidas cautelares a fim de assegurar sua integridade e bem como suas características, além de evitar problemas durante o transporte.
Em função disso, a Anvisa é responsável pela regulamentação, controle e fiscalização desses e outros tipos de itens que afetam a saúde da população. Logo, a certificação é importante para as operações. Pois, é feito um monitoramento de todas as etapas da cadeia produtiva abrangendo fabricação, armazenamento, distribuição, transporte, comercialização e consumo. 
Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância da certificação da Anvisa no transporte de cargas. Confira:

O que é a Anvisa?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é o órgão de regulamentação e fiscalização vinculado ao Ministério da Saúde, o qual tem como função principal o controle sanitário a nível federal. Assim, este órgão tem a responsabilidade de validar e certificar empresas que pretendem atuar com determinados tipos de produtos, seja na fabricação, distribuição, transporte ou venda.
Vale ressaltar que a certificação da Anvisa não é uma tarefa simples, carece investimentos e diversas adequações, tanto na empresa quanto nos procedimentos, além da contratação de um profissional farmacêutico, de forma obrigatória. Dessa forma, tal certificação permite à transportadora sua devida habilitação para atividades como manuseio, transporte, acomodação e aplicação de procedimentos corretos em possíveis adversidades.

Quais as obrigações das transportadoras para obter a certificação da Anvisa?
*    Estar de acordo com as RDC:
*    Nº 430, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020, dispõe sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos,
*     Nº 665, DE 30 DE MARÇO DE 2022, consolida o regulamento técnico de Boas Práticas de Fabricação e de Distribuição e Armazenamento de produtos médicos e produtos para diagnóstico in vitro, contemplado até então na Resolução de Diretoria Colegiada-RDC nº 16, de 28 de março de 2013, e na Instrução Normativa-IN nº 8, de 26 de dezembro de 2013. 
*    Apresentar condições adequadas para armazenamento e transporte.
*    Manter veículos e instalações de armazenamento devidamente higienizado.
*    Evitar que correlatos e medicamentos tenham contato com produtos tóxicos, radioativos e alimentos.
*    Não deixar os produtos em ambientes odorizados.
*    Um profissional farmacêutico deve ser o responsável pela avaliação de todo fluxo de serviço.

Como é feita a certificação da Anvisa?
Conforme a portaria CVS n°4, de 21 de março de 2011, no capítulo, art.7°: O transporte de produtos de interesse à saúde está sujeito ao Número CEVS que identifica o Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária ou Licença de funcionamento.
Isso significa que, o transporte de cargas de produtos da área da saúde deverá por obrigação possuir cadastro no CEVS, e esta será a licença de funcionamento.
Após a solicitação da CEVS, as transportadoras e os veículos passam por vistoria minuciosa dos fiscais de autoridades sanitárias locais que irão avaliar e validar se os requisitos estabelecidos pela Anvisa estão sendo cumpridos em conformidade com as exigências legais.
Sendo assim, o cumprimento dos requisitos é atestado pela apresentação de documentos como o Certificado de Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE) e o Certificado de Autorização Especial (AE). 
É importante salientar que a Anvisa também estabelece normas para os produtos alimentícios.

Quando acontecem as auditorias da Anvisa?
De modo geral, as auditorias da Anvisa podem ser realizadas a qualquer momento. Devido a isso, caso exista alguma divergência quanto às normas estabelecidas, a empresa será responsabilizada. A partir disso, essa ação garante que os produtos relacionados a fiscalização estejam sendo transportados e manuseados de acordo com os padrões, assegurando a qualidade, segurança e eficácia dos produtos. 
Portanto, entende-se que a certificação da Anvisa é de suma importância para garantir a segurança de produtos da área da saúde, cosméticos, saneantes, correlatos e alimentos. Isso porque, ajuda a manter a integridade desses itens durante o transporte de cargas, conforme normas sanitárias e regulamentações. 
A Agex Transporte Urgentes possui certificação da Anvisa em suas operações a fim de garantir maior eficiência em suas operações, entregando o melhor resultado para que você alcance os maiores objetivos.


 

Top