CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Transporte de carga de lotação: saiba a importância desta operação

28/11/2023 15:24:29

O transporte de carga de lotação, também conhecido como transporte de cargas fechadas, é uma das mais importantes modalidades das operações logísticas. Isso porque, lida diariamente com entregas, onde sua principal característica é utilizar a capacidade total do veículo, para um único remetente. Sendo assim, o cliente contrata esse tipo de transporte de forma exclusiva, ou seja, o veículo é preenchido somente com suas mercadorias, sem paradas intermediárias durante esse processo para transportar itens de outros clientes. 
Dessa forma, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância da operação de transporte de carga de lotação. Confira:
 

O que é o transporte de carga de lotação?
De modo geral, o transporte de carga de lotação é uma modalidade de entrega das operações logísticas e trata-se basicamente do envio de um único cliente, isto é, o mesmo utiliza a capacidade de carga total do veículo, para que suas mercadorias sejam transportadas de forma mais rápida e segura. 
Neste sentido, essa modalidade torna-se importante para empresas que precisam enviar grandes volumes de mercadorias de um local para o outro, e as quais preenchem completamente o espaço disponível. Assim, não é possível compartilhar o veículo com itens de outros remetentes em uma mesma viagem.
Em razão disso, nota-se que o principal objetivo da carga de lotação é preencher completamente a capacidade do veículo, ao mesmo tempo que garante a otimização do espaço disponível do veículo, maximizando sua eficiência operacional.

Como funciona essa modalidade de transporte de carga?
Como se trata de uma operação em que o cliente contrata o veículo somente para envio de suas mercadorias, exige menos processos quando comparado com outras modalidades de entrega. Exemplo disso, é que há menor manipulação da carga, visto que, o transporte é carregado com produtos de um único embarcador, ocorrendo menos manipulação referente a carga e descarga, consequentemente, reduz as chances de danos. 
Desse modo, o veículo destinado ao transporte de carga de lotação, vai do local de origem diretamente para o destino final, sem que haja a necessidade de paradas intermediárias durante o traslado. É importante que se mantenha os cuidados necessários, principalmente com relação a temperatura de alguns itens, além da segurança a fim de evitar danos.

A importância do transporte de carga de lotação
Esse tipo de transporte de cargas é importante, especialmente para empresas que lidam com grandes volumes de carga. Mas, além disso, entre outros motivos podemos destacar:

Eficiência e Otimização de Custos
A maximização do uso do espaço disponível no veículo diminui a necessidade de viagens parciais ou vazias. Logo, assegura a melhor eficiência no consumo de combustível, pois o veículo opera próximo à sua capacidade máxima.

Agilidade e Rapidez
Devido ocorrer menos paradas e manipulações durante o percurso, certamente acelera o tempo de entrega. Além do que, reduz o tempo de espera em centros de distribuição, uma vez que a carga vai diretamente do ponto de origem para o destino.

Redução de Riscos e Danos
Menos manipulação da carga durante a transferência, também minimiza danos e perdas. Por essa razão, há menos probabilidade de manipulação de diferentes tipos de mercadorias, o que reduz os riscos de variações ou indesejáveis entre os produtos.

Custos Otimizados
Em alguns casos, o transporte de carga de lotação geralmente é mais econômico, principalmente no caso de demandas de grandes volumes de carga.

Flexibilidade Operacional
Existe a possibilidade de adaptação rápida às necessidades específicas de remessa em questões relacionadas aos horários de coleta, destinos e condições de entrega.
Portanto, compreende-se que este tipo de transporte é costumeiramente utilizado quando justifica o envio de uma quantidade significativa de mercadorias, o que torna a operação mais eficiente e econômica. Dessa maneira, essa forma de entrega tem papel fundamental na otimização de determinadas operações logísticas, proporcionando atendimento das  necessidades específicas dos clientes.
 

Top