CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Confira o que é TDA e TDE nas operações do transporte de cargas e quais suas diferenças

22/12/2023 09:42:23

A Taxa de Dificuldade de Acesso e a Taxa de Dificuldade de Entrega, são siglas conhecidas como TDA e TDE, ambas se tratam de um valor adicional que pode ser cobrado pelas transportadoras em situações em que a entrega de uma carga carece de condições especiais. Dessa maneira, são levados em consideração fatores como riscos, idas e vindas, além de questões como locais de difícil acesso, horários específicos ou necessidade de equipamentos especiais. Assim, essas taxas podem ser acrescidas no valor tradicional do frete. 
Diante disso, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é TDA e TDE nas operações do transporte de cargas e quais são suas diferenças. Confira:

O que é TDA?
A Taxa de Dificuldade de Acesso (TDA) é um componente que considera os riscos que a carga corre de acordo com o CEP do destinatário. Neste contexto, trata-se de situações como as chances de assaltos, condições gerais de acesso, ruas sem pavimentação ou muito estreitas, necessidade de balsa, entre outros fatores. 
Geralmente, essa ocorrência diz respeito aos riscos e vulnerabilidades que impactam nas atividades do transporte de cargas. Por essa razão, caso o endereço de entrega seja em uma localidade mais isolada, a TDA certamente será aplicada.
Sendo assim, qualquer outra má condição de acesso que, de fato, atrapalha o processo logístico e, consequentemente, resulta em custo extra à transportadora, é gerada essa taxa. Isso porque, normalmente, essas condições costumam exigir mais do motorista e do veículo transportador, fazendo com que exista um custo adicional com a manutenção, combustível e limpeza, por exemplo.

O que é TDE?
A Taxa de Dificuldade de Entrega (TDE), muito comum entre transportadoras e empresas, é referente ao processo de descarga das mercadorias no destinatário.
Exemplo disso, são as entregas em mercados, armazéns e fábricas que acontecem a todo instante.  Lembrando que, nesses casos, podem ocorrer filas, que acarretam em mais tempo de espera no processo de descarregamento e, por consequência, em maiores gastos para as transportadoras. 
Neste sentido, a TDE nada mais é que uma taxa que tem como objetivo compensar a empresa em casos como:
*    Solicitação de separação de itens no momento do recebimento;
*    Recebimento por meio de ordem de chegada do frete, independentemente da quantidade;
*    Longas filas de espera e tempo perdido na descarga da mercadoria;
*    Exigência de mais de um profissional para efetuar carregamento, descarregamento ou entrega;
*    Chegada de mercadoria em período fora do horário comercial.

E como calcular a TDA e TDE?
É importante ressaltar que há diferentes formas de calcular os valores dessas taxas. Dessa forma, geralmente são definidas a partir das negociações com as empresas e parceiras contratadas para realizar o serviço de transporte.
A TDA não tem fórmulas e cálculos definidos. Assim, ela pode ser cobrada de diferentes formas: por percentual do frete, percentual da nota, valor ?xo ou por peso. 
Enquanto, a TDE, o percentual de cobrança também fica a cargo da negociação feita com o cliente, considerando o contrato. Porém, neste caso, a grande maioria adota um piso de 20% sobre o frete ou um valor mínimo, indicado pela Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística).

Quando acrescentar a TDA e a TDE no frete?
Primeiramente, é fundamental considerar que ao acrescentar essas taxas, tornam os preços menos competitivos. Em virtude disso, é crucial saber quando incluí-las a fim de evitar perdas de serviços que poderiam ser importantes.
No caso específico da TDA, este acréscimo é incluído em entregas consideradas complexas, seja porque a região é mais isolada, que dependa de estradas de terra ou balsas de acesso, ou ainda, zonas de riscos.
Por outro lado, a TDE considera aspectos relacionados a atrasos e, assim, busca compensar uma falta de estrutura por parte da empresa interessada no serviço de frete. Pois, caso a contratante não tenha uma equipe de carga e descarga e isso possa atrasar o processo logístico, a TDE tem como intenção justificar o esforço a mais durante o processo.
Quer saber mais? acesse área do cliente https://www.agex.com.br/home
 

Top