CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700CHEGAMOS EM ASSIS E MARILIA/SP, FAÇA SUA COTAÇÃO (43) 3305-1700

Veja quais são os cuidados no transporte do segmento da saúde

29/02/2024 16:57:41

Entregar produtos com qualidade para o consumidor é o objetivo de todas as empresas, seja qual for o segmento. Devido a isso, os cuidados no transporte de medicamentos, por exemplo, e bem como sua logística, devem ser prioridades nesse tipo de operação. Isso porque, o transporte voltado para o segmento da saúde contempla o deslocamento de produtos e equipamentos sensíveis, na maioria das vezes, críticos para o bem-estar dos pacientes.

Dessa forma, adotar ações preventivas é fundamental visando garantir a integridade e a segurança durante o transporte, proporcionando máxima qualidade e reduzindo os riscos.

Neste contexto, a fim de compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são os cuidados no transporte do segmento da saúde. Confira:

 

Legislação específica para o transporte de produtos da área da saúde

Os produtos do segmento da saúde, geralmente tem sua atividade regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de acordo com dois dispositivos legais: A Resolução nº 665/2022 e a Resolução nº 430/2020.

Sendo assim, a portaria trata-se das obrigações com a intenção de obter a Autorização de Funcionamento da Empresa (AFE). Dado isso, são estabelecidos aspectos como pagamentos de taxas, apresentação de documentos da empresa, entre outros. Além disso, quando o transporte é de substâncias controladas, torna-se imprescindível a obtenção da Autorização Especial (AE).

Enquanto a resolução, apresenta o Roteiro de Inspeção para Transportadoras de Medicamentos, Drogas e Insumos Farmacêuticos. Neste sentido, este é um documento que visa assegurar a avaliação da rotina e a inspeção completa. Com isso, garante que todo processo ocorra de acordo com as boas práticas estabelecidas.

Todavia, a Anvisa não é o único órgão responsável pelo estabelecimento de regras nesse tipo de atividade. Em virtude que, o Conselho Federal de Farmácia desenvolveu a Resolução 433/2005, que estabelece a atuação do profissional farmacêutico durante essa operação.

 

Os cuidados cruciais nas operações do transporte de produtos do segmento da saúde

Existem diversos cuidados a serem tomados durante o transporte de produtos do segmento da saúde. Tais práticas são o que garante um processo logístico com maior eficiência e clientes satisfeitos. Posto isso, entre os principais cuidados, podemos destacar:

 

Certificações e regulamentações

Primeiramente, é de fundamental importância que os transportadores estejam cientes das regulamentações locais e internacionais que regem o transporte de produtos médicos e de saúde. Dado que, na maioria dos casos, essas regulamentações incluem requisitos específicos para embalagem, manuseio e documentação.

 

Manuseio adequado

Durante o manuseio é primordial instruir os profissionais de transporte sobre as práticas corretas de manuseio a fim de evitar danos aos produtos. Além disso, é necessário atenção com os medicamentos em todas as etapas, principalmente quando forem produtos frágeis, como é o caso, por exemplo, dos medicamentos armazenados em frascos/ampolas de vidro.

 

Embalagem

Deve-se utilizar embalagens apropriadas para os diferentes tipos de produtos médicos, considerando fragilidade, sensibilidade à temperatura, dentre outros fatores. Logo, embalagens térmicas podem ser necessárias para medicamentos sensíveis à temperatura.

É comum também a adoção de cuidados extras ao embalar os produtos, evitando possíveis avarias durante o transporte. Por essa razão, as caixas carecem de tamanho adequado para que não sejam muito justas e nem muito grandes.

 

Acondicionamento

O acondicionamento deve seguir as recomendações de cada medicamento. Dessa maneira, são levados em consideração o uso de paletes, o empilhamento máximo de caixas e a escolha do veículo adequado para o transporte desses produtos.

 

Monitoramento da temperatura

Vale ressaltar que existem produtos, como as vacinas e outros, que requerem o uso de temperatura específica e adequada. Por isso, é essencial monitorar e controlar a temperatura durante todo o transporte, pois, caso contrário, o produto correria o risco de perder suas propriedades e ter sua eficácia reduzida.

 

Veículos apropriados

De modo geral, essa operação tem determinadas especificidades e, por conta disso, precisa ser transportados em veículos especiais. A partir disso, o uso de veículos apropriados, equipados com tecnologias como suspensão ajustável visam minimizar a vibração e assegurar um transporte suave, além da climatização adequada para garantir segurança e qualidade desses itens.

 

Segurança e Rastreamento

Ainda no transporte do segmento da saúde, é comum a utilização de sistemas de rastreamento e monitoramento em tempo real para acompanhar a localização e condição dos produtos durante o transporte.

Portanto, compreende-se que ao adotar esses cuidados no transporte do segmento da saúde contribui para a preservação da eficácia e segurança dos produtos, assegurando que eles cheguem aos destinatários nas condições adequadas.

A Agex Transportes Urgente atua com maestria no segmento da saúde.

 

 

Top